Sindicato repudia prática antissindical do BRB
30/08/2024
Falar em prática antissindical em 2024 é ficar atento às violações da Constituição e da legislação trabalhista, praticada, não raro, pelas empresas Brasil afora. Infelizmente, também no BRB.
A organização do Sindicato é efetiva a partir do momento em que é livre, sem obstáculos por parte dos empregadores.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a legislação brasileira defendem a liberdade sindical como um dos pilares do Estado Democrático de Direito, instituído pela Constituição Federal de 1988.
Das atividades mais importantes da ação sindical temos a negociação coletiva. No caso dos bancários do BRB, temos uma data-base em 1º/9 deste ano, em que se encerra a vigência do nosso acordo bienal.
Infelizmente, o Sindicato tomou conhecimento de que o banco, através de seu corpo diretivo, têm se reunido com bancários e bancárias para que pressionem os dirigentes sindicais que se encontram em mesa de negociação desde julho a aceitar a proposta de ACT do banco na próxima rodada de negociações, a ser realizada amanhã, dia 30.
A tentativa de persuasão do BRB para que os bancários pressionem os dirigentes, além de lamentável, é absolutamente ilegal, configurando prática antissindical.
Além disso, estamos diante de um grave assédio moral do banco em relação aos dirigentes e aos funcionários. Se os dirigentes possuem sua privacidade violada, os funcionários que são instigados a essa prática são assediados por seus superiores, em temores de sanções e rebaixamentos, para tomar essas atitudes.
É importante ressaltar que o BRB não apresentou nenhum avanço de direitos na negociação, ignorou as demandas do Sindicato construídas juntamente com a categoria e, por fim, pressiona a assinatura de um acordo que não condiz com nossos anseios. Portanto, o Sindicato repudia a tentativa do banco de dividir a categoria profissional, que, unida, não aceita a proposta, pretendendo dar continuidade às tratativas, na luta para que suas demandas sejam atendidas.
Sindicato dos Bancários de Brasília
Compartilhe
NOTÍCIAS RELACIONADAS