SEEB-MT protesta com paralisação no Santander em Cuiabá contra terceirização
12/05/2025
Contra a precarização do trabalho e as terceirizações no Santander, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realizou ato nacional nesta segunda-feira (12), na agência Getúlio Vargas, Centro de Cuiabá. Houve colagem de cartazes na agência, reunião com os funcionários e diálogo com a população com a paralisação das atividades do banco por duas horas.
Com dizeres nas faixas: “Santander, o vilão da terceirização!”, o Sindicato denunciou para a população o desrespeito do banco para com os trabalhadores/as e a precarização do trabalho. “Nossa defesa é por trabalho decente, e o Santander está longe disso terceirizando e ameaçando a categoria bancária com demissões. Vamos no decorrer da semana fazer mais mobilizações, o banco comemora lucros bilionários ao mesmo tempo que precariza o trabalho nas agências”, afirma o presidente do SEEB-MT, João Dourado.
Lucros - O Santander Brasil divulgou no início de maio seu balanço financeiro referente ao 1º trimestre de 2025. O lucro líquido gerencial alcançou R$ 3,861 bilhões, representando um crescimento de 27,8% em relação ao mesmo período de 2024. Na comparação com o trimestre anterior, a alta foi tímida: apenas 0,2%. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) anualizado chegou a 17,4%, com avanço de 3,3 pontos percentuais em doze meses.
Apesar do crescimento expressivo do lucro no ano, impulsionado principalmente pela expansão da margem financeira (+7,7%) e pela margem com clientes (+9,5%), o resultado evidencia uma contradição já conhecida pelos trabalhadores: o aumento da rentabilidade da instituição ocorre ao mesmo tempo em que há redução de postos de trabalho e fechamento de unidades.
Compartilhe
NOTÍCIAS RELACIONADAS