Propostas insuficientes e exigências injustas no BRB
24/10/2024
Banco não atende às necessidades dos trabalhadores
Nova reunião entre o BRB e o Sindicato, nesta terça-feira (22), deixou evidente que as propostas apresentadas pelo banco são insuficientes para resolver os problemas dos bancários superendividados.
A redução da taxa de renegociação para 1,35% ao mês (apenas para operações oriundas de BRBServ), embora o banco coloque que é inferior ao benchmarking do mercado, ainda representa uma rentabilização sobre os superendividados. O Sindicato argumenta que a premissa principal deve ser resolver a vida dos trabalhadores, que geram lucro para o banco, da forma menos onerosa e menos danosa possível.
A proposta atual não atende a essa necessidade, pois continua a impor uma carga financeira significativa sobre aqueles que já estão em situação vulnerável.
Desta forma, o Sindicato reivindica que o banco novamente reveja os parâmetros. A taxa utilizada para o programa e o percentual de comprometimento para o empregado ser considerado superendividado têm de ser reconsiderados, pois, da forma apresentada, o programa não traz o panorama necessário aos trabalhadores.
Exigências de certificação: falta de planejamento e acúmulo de funções
Outro ponto a ser resolvido é a exigência de certificação CPA-10 para os gerentes de expediente, após mais de uma década da implantação do último PCCR, o que é inadmissível.
Essa exigência surge sem que todos os processos em agência tenham sido devidamente centralizados e sem uma divisão adequada das atividades nos vários pontos de atendimento.
Isso resulta em um acúmulo de funções para os gerentes de expediente, que já atuam em múltiplas frentes, como tesouraria, caixa bancário, retaguarda e gerente de negócios, além de, em algumas unidades, acumularem a funções administrativa. O Sindicato considera equivocada e ilegal a posição do banco de descomissionar trabalhadores que não obtiverem a certificação.
Convocação para plenária online
Diante desse cenário, o Sindicato convoca os empregados do BRB, especialmente os gerentes de expediente, para uma plenária online nesta quinta-feira (24), às 19h. Acesse o link para participar: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_LDv-eA2oRqy19w1dV-hiFA. É fundamental a participação de todos para discutirmos as próximas ações e estratégias para enfrentar essas questões que afetam diretamente nossas condições de trabalho e dignidade.
Da Redação
Compartilhe
NOTÍCIAS RELACIONADAS