O BRB lançou na manhã desta quinta-feira (10) o programa AM(PARE), uma iniciativa destinada a apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica. O programa é fruto de uma das pautas de reivindicação das bancárias, que foi levada à direção do banco com o intuito de proporcionar um tratamento adequado às vítimas desse tipo de violência.
O lançamento ocorreu no auditório do Centro Empresarial CNC, coincidindo com o Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher. O evento contou com a participação de representantes de diversas instituições, incluindo Mariana Almeida, delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher; Giselle Ferreira de Oliveira, secretária de Estado da Mulher do DF; Natalie Alves, presidente do Instituto Nós por Elas; e Ludymila Borges, psicóloga da Clínica Saúde BRB.
Durante o debate de lançamento, foram abordadas as diversas formas de violência que podem ocorrer, não apenas física, mas também psicológica e patrimonial, entre outras. Foi ressaltado como as ações da secretaria se ampliaram ao longo do tempo, focando não apenas no que a vítima pode fazer, como também no papel do agressor, geralmente o homem, na luta contra a violência. A importância de uma rede de apoio à mulher e o papel do trabalho como espaço de acolhimento também foram destacados.
O AM(PARE) oferece um conjunto de serviços financeiros e psicológicos para ajudar as vítimas a reconstruírem suas vidas. Ele atua com base em três pilares fundamentais: proteger a integridade física, oferecer suporte psicológico e garantir segurança financeira. Medidas práticas incluem a transferência de local de trabalho e a flexibilização da jornada, além de suporte psicológico com atendimento profissional especializado e suporte financeiro com medidas como a garantia de estabilidade para que essas mulheres possam recuperar sua independência e bem-estar.
Para apoio, o programa disponibiliza os seguintes contatos:
• Email interno: //Ampare BRB
• Email externo: ampare@brb.com.br
• Telefone: 61 3029-8056
• Atendimento presencial: Gevid (CNC, Bloco B, 4º Andar)
“Durante a nossa campanha salarial, construímos uma pauta de reivindicações em defesa das mulheres bancárias. Realizamos plenárias, fóruns de discussões e visitas aos locais de trabalho. Essa pauta, construída junto à base com o Sindicato também, foi apresentada ao banco durante as mesas de negociação. Esperamos que esse programa atenda aos anseios de todas nós, mulheres”, salienta a diretora do Sindicato Samantha Souza.
“O Sindicato reconhece a importância do lançamento do programa e reafirma seu compromisso na defesa dos direitos das mulheres, acompanhando para que o programa seja efetivo, e acreditando que assim contribuiremos para uma sociedade mais justa e livre de violência”, acrescentou.