Preocupado com a febre amarela? Saiba como diagnosticar
segunda-feira, 29 de abril de 2024.
A+
A-

Preocupado com a febre amarela? Saiba como diagnosticar

16/01/2018


Doença infecciosa, de gravidade variável e causada por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos), a Febre Amarela vem preocupando muita gente no Estado de São Paulo. Foram confirmados 29 casos de febre amarela silvestre desde janeiro de 2017, segundo a Secretaria da Saúde. Foram registradas 13 mortes no período.

Ao contrário do que muitos pensam os macacos não transmitem a doença. A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados e a transmissão de pessoa para pessoa não existe. Basta que uma pessoa infectada na região onde vivem os hospedeiros do vírus, sirva de fonte de infecção para o Aedes aegypti nas cidades.

Segundo o Ministro Ricardo Barros (Saúde) é o pior surto da doença no país, cerca de 3.500 casos da forma silvestre foram notificados em 2017.

Diagnóstico

É possível diagnosticar a doença depois de realizar exames laboratoriais.
Os testes oferecidos pela EUROIMMUN são baseados na metodologia de imunofluorescência indireta e permitem a detecção de anticorpos IgM e IgG contra o vírus causador da febre. Com sensibilidade e especificidade próximas de 95%, o teste de diagnóstico da febre amarela da EUROIMMUN oferecem resultados de alta qualidade e confiabilidade.

Prevenção


A vacinação é o principal meio de prevenção. A coordenadora do programa municipal de imunização de São Paulo, Maria Ligia Nerger, diz que moradores do centro de São Paulo “não têm como entrar em contato com o vírus”, já que o vírus está sendo transmitido na sua forma silvestre – nas matas – e não urbana, de qualquer maneira, combater o mosquito Aedes aegypti nas cidades é uma medida de extrema importância para evitar surtos da doença nas áreas urbanas. Por isso, ninguém pode descuidar das normas básicas de prevenção. São elas: eliminar os focos de água parada que possam servir de criadouro para os mosquitos, e usar repelentes de insetos no corpo e nas roupas para evitar as picadas.

Fonte - Agora MT

 

 

 

Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SAÚDE - 15/10/2021
Até dezembro, funcionários do Bradesco não pagam exames preventivos
Saúde - 16/01/2018
Preocupado com a febre amarela? Saiba como diagnosticar
SAÚDE - 07/04/2017
No Dia Mundial da Saúde, OMS alerta sobre depressão
SAÚDE - 03/01/2017
Meninos começam a ser vacinados contra HPV na rede pública de saúde
SAÚDE - 09/11/2016
Novembro Azul: Câncer de próstata é segunda maior causa de morte oncológica em homens