SEEB-MT reforça campanha Outubro Rosa e orienta categoria
02/10/2024
O mês de outubro traz consigo uma campanha mundial fundamental para saúde de todas as pessoas: o Outubro Rosa. Celebrado anualmente desde a década de 90, o objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), através das redes sociais, soma forças ao movimento divulgando informações sobre o Outubro Rosa e as formas de prevenção e tratamento, lembrando que o cuidado deve ser praticado por todos.
A diretora da Secretaria da Mulher do Sindicato, Leonice de Souza, destaca a importância do SEEB-MT conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce desta doença. “Todos os anos mulheres e homens são lembrados da necessidade de estarem atentos a sinais e de realizarem exames regulares”.
Dados - Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
Aumento das chances de cura - Você sabia que a detecção precoce do câncer de mama pode aumentar significativamente as chances de cura? Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!
Compartilhe
NOTÍCIAS RELACIONADAS