BNDES lança concurso público após 11 anos
segunda-feira, 29 de abril de 2024.
A+
A-

BNDES lança concurso público após 11 anos

10/04/2024


A estimativa é de 150 vagas para preenchimento imediato, com salário inicial de R$ 20,9 mil e cotas para candidatos negros e candidatos com deficiência

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou nesta segunda-feira (8) que irá divulgar, no segundo semestre deste ano, um edital de seleção pública para a entrada de novos funcionários. A expectativa é de 150 vagas de preenchimento imediato, todas para o cargo de Analista, além da formação de um cadastro de reserva, que poderá elevar o número de contratações para mais de 290 pessoas nos próximos dois anos.

A publicação das primeiras informações sobre o concurso do BNDES, no Diário Oficial da União, deve acontecer nas próximas semanas, com previsão de o edital sair em outubro. O valor inicial de remuneração será de R$ 20,9 mil, além disso, 10% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e 30% para candidatos negros e negras. 

“Essa notícia, depois de 11 anos sem concursos públicos, é muito positiva. Também achamos muito positivo a previsão de vagas para serem ocupadas especificamente por candidatos negros e negras e PcD. A ampliação da diversidade, para equidade racial dentro da empresa, é uma pauta do movimento sindical bancário, nas mesas de negociação”, pontua o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vinícius Assumpção. “A realização deste concurso é muito importante também porque vai na direção do fortalecimento do BNDES como instituição pública, indutora do desenvolvimento econômico”, completou.

Segundo dados do Grupo de Trabalho de Empoderamento Negro para a Transformação da Economia, criado pelo presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, em maio de 2023, a entidade contava, naquele momento, entre os concursados, com apenas 1,7% de pessoas pretas na instituição, contra 81,6% de pessoas brancas. Concursados pardos representavam 12,9%, amarelos 0,9% e indígenas 0,3%.

Áreas de contratação e benefícios

A último concurso do BNDES foi aberto em 2012, destinado apenas para cadastro de reserva. Na época, foram aprovadas 279 pessoas, que foram convocadas ao longo de dois anos.

Na seleção pública prevista para este ano, serão oferecidas vagas somente para o nível universitário. O cargo de Analista será estruturado para as seguintes áreas: Administração, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Análise de Sistemas – Suporte, Análise de Sistemas – Cibersegurança, Arquitetura-Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional.

Além do salário e do vale-transporte, os funcionários do BNDES contam com assistência saúde, Programa de Assistência Educação, auxílio-creche/babá, auxílio-funeral e seguro de vida em grupo, entre outros.

 

Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEEB EM AÇÃO - 24/04/2024
Bancos fecharam quase 4,2 mil postos de trabalho em um ano
SEEB EM AÇÃO - 24/04/2024
Contraf-CUT lança caderno sobre teletrabalho
SEEB EM AÇÃO - 18/04/2024
Consulta Nacional: SEEB-MT mobiliza a categoria a participar e elencar as principais pautas
SEEB EM AÇÃO - 18/04/2024
Economia para Transformação Social: terceiro módulo do curso ocorre na terça (23)
SEEB EM AÇÃO - 15/04/2024
Eleições da Funcef: Amanhã começa a votação
Page 1 of 413 (2065 items)Prev[1]234567411412413Next