Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio. Saiba como ajudar ou procurar ajuda
segunda-feira, 20 de setembro de 2021.
A+
A-

Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio. Saiba como ajudar ou procurar ajuda

10/09/2021


O Setembro Amarelo é uma iniciativa de conscientização à respeito da prevenção ao suicídio. Para abordar o tema de forma cuidadosa, porém relegando a importância que esse assunto requer e assim contribuir para a quebra do tabu em relação à saúde mental na sociedade.

Foi criado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), pela Associação Brasileira de Psiquiatria e a Associação Médica Brasileira por conta do dia 10 de setembro, que é o Dia Internacional da Prevenção do Suicídio. 

“O assunto é complexo e delicado, por lidar com questões de foro íntimo, porém com impacto social, devendo ser considerada uma demanda para a saúde pública, já são reconhecidas a  existência de fatores biológicos, que necessitam de cuidados médicos especializados", alerta a secretária de saúde dos trabalhores, Italina facchini, lembrando que a CAMPANHA SETEMBRO AMARELO  é apenas representativo, pois as atividades de prevenção precisam ocorrer todos os dias, incentivando a reflexão sobre saúde mental e valorização da vida.

 “Os bancos não estão preparados para lidar com essa demanda. Quando tem afastamento do trabalho, existe preconceito e o profissional fica estigmatizado.  Justamente, no momento que mais precisa de ter apoio e compreensão, recebe mais gatilhos de preocupação e angústia.  E, isso pode levar ao individuo a uma atitude extrema. Esse apoio pode salvar vidas”,  frisa Italina Facchini

Rede de apoio familiar e de amigos

A falta de perspectiva, a sensação de desamparo e de angústia são sentimentos motivadores para o pensamento suicida e que podem ter associação com um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade, como o borderline. Por esse motivo é fundamental que pessoas com pensamento de suicídio possam contar com a rede de apoio de amigos e familiares e ao tratamento profissional com psicoterapia e medicamentos adequados.

Há alguns sinais que podem ser identificados por familiares e amigos como sendo de risco, e que podem ajudar a busca precoce pelo tratamento profissional. É importante compreender que a depressão e o suicídio não são uma estratégia infantil da pessoa para chamar a atenção, nem frescura.

Desinteresse pelas atividades que sempre foram prazerosas, cansaço extremo e inexplicável, alterações constantes de humor, sentimento de culpa, dificuldade de concentração e de tomar decisões e até mesmo falta de higiene com o próprio corpo são comportamentos de alerta. A pessoa tende também a achar que é um fardo para seus amigos e sua família, pode ter baixa qualidade de sono e, ainda, perder ou ganhar peso.

LIGUE 188

O Brasil possui atendimento gratuito e anônimo para apoio emocional e prevenção do suicídio para pessoas que estejam lutando contra a depressão. O atendimento pode ser realizado por email ou bate-papo pelo site do Centro de Valorização da Vida (CVV), ou pelo número de telefone 188, 24 horas por dia, todos os dias de forma gratuita.

Aqui, como em qualquer outra forma de contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.  Os  voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.

Fonte: Seeb/MT com informações da (CVV) e FETEC-CUT

 
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEEB EM AÇÃO - 16/09/2021
Funcionários do Itaú recebem PLR e PCR no dia 23
SEEB EM AÇÃO - 10/09/2021
Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio. Saiba como ajudar ou procurar ajuda
SEEB EM AÇÃO - 06/09/2021
NOTA DE PESAR
SEEB EM AÇÃO - 06/09/2021
Conferência Nacional aprova plano de Luta Nacional
SEEB EM AÇÃO - 01/09/2021
Bancários realizam sua 23ª Conferência Nacional nesta sexta (3) e sábado (4)
Page 1 of 279 (1394 items)Prev[1]234567277278279Next