Após, FENABAN pedir mais prazo, Seeb/MT vai protocolar oficio ao Governador e Prefe
sexta-feira, 10 de abril de 2020.
A+
A-

Após, FENABAN pedir mais prazo, Seeb/MT vai protocolar oficio ao Governador e Prefeito para fechar as Agências Bancárias

24/03/2020


O presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, Clodoaldo Barbosa, participou nesta segunda (23.03), por videoconferência, da mesa de negociação com a Fenaban (federação dos bancos), com o objetivo de discutir medidas a serem implementadas a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

A reunião começou com um balanço da semana, feita pelo Comando, que expôs os riscos da pandemia e colocou as reivindicações da categoria.  E a Fenaban informou que cerca de 200 mil bancários e bancárias já estão em home office e caminha pra aumentar.

Uma das principais reivindicações da categoria foi para que os bancos mantenham apenas as atividades consideradas essenciais pelo decreto 10.282/2020, que, no setor financeiro, são: “compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras” e o atendimento casos de extrema necessidade, à exemplo do idoso que não tem como usar outro meio e o serviço do qual dependa à sobrevivência do cidadão, sejam realizados somente mediante agendamento prévio para preservar os clientes bem como os trabalhadores.

O movimento sindical também reivindicou o fechamento das agências e demais unidades bancárias para se realizar apenas o atendimento presencial dos casos de extrema necessidade e com agendamento; redução da jornada para os que tiverem que ir ao local de trabalho; garantia de deslocamento seguro para os que tiverem que fazer o atendimento não presencial, a manutenção e o abastecimento dos caixas de autoatendimento; home office para todos os bancários e bancárias, com exceção de quem terá que ir às agências para dar suporte ao funcionamento dos caixas eletrônicos. 

Para os que tiverem que comparecer para manter os serviços essenciais, deve haver revezamento. Funcionários que façam parte dos grupos de risco, grávidas e aqueles que não tenham com quem deixar filhos menores, ou que residem com pessoas que fazem parte do grupo de risco não devem entrar no revezamento.

“A Contraf-CUT insistiu na necessidade de padronizar as medidas para que a população não fique perdida e os bancários não cobrem ação dos sindicatos para que determinado banco tome uma medida mais favorável que está sendo realizada por outro. A saúde da população e dos bancários deve ser a principal prioridade nesse momento”, informou o presidente do Seeb/MT. 

Os bancos alegaram que precisam manter as agências em funcionamento para atender, principalmente, os idosos e outras pessoas que não tenham condições de se auto atender, mas vão analisar as reivindicações da categoria e responder o quanto antes. 

Para o presidente do Sindicato está difícil fazer os banqueiros entenderem que a vida é mais importante que o Lucro.  “Entendemos que, neste momento de necessidade urgente de contenção da pandemia, o fechamento destas unidades seja essencial”, explica o presidente.

Diante disso, o Sindicato enviará, ainda hoje, oficio ao Governador Mauro Mendes e para o Prefeito de Cuiabá e a Prefeita de Várzea Grande, solicitando o fechamento das agências bancárias para que se evite a propagação do vírus. Alertando para o fato de que as agências de bancos e financeiras têm se tornado vetores de transmissão do Coronavírus, devido à grande circulação e concentração de pessoas. 

“Solicitamos que o serviço de atendimento ao público presencial, realizado nas agências, fica suspenso por prazo indeterminado, uma vez que não se trata de atividade essencial, que se mantenha apenas os 30% para o funcionamento das atividades”, explica o presidente. 

“Usemos o bom senso, vamos priorizar os cuidados com a saúde, queremos que os bancários e bancárias fiquem em casa, e que a população utilize os canais eletrônicos de atendimento. Pois, quase todas as operações podem ser realizadas pelo telefone, internet banking e aplicativos”, finaliza Clodoaldo Barbosa. 

Com informações da CONTRA-CUT

 
 
 
 
 
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Seeb em Ação - 08/04/2020
Bancos passam a usar mecanismos previstos na MP 927
Seeb em Ação - 07/04/2020
Empresários colocam a população em risco, ao pedir a abertura do comércio
Seeb em Ação - 05/04/2020
Apcef/MT elegerá nova diretoria
Seeb em Ação - 27/03/2020
ONU Mulheres pede atenção às necessidades femininas nas ações contra a COVID-19
Seeb em Ação - 24/03/2020
Após, FENABAN pedir mais prazo, Seeb/MT vai protocolar oficio ao Governador e Prefeito para fechar as Agências Bancárias
Page 1 of 259 (1292 items)Prev[1]234567257258259Next