*Campanha Outubro Rosa alerta para a prevenção do câncer de mama*
sexta-feira, 19 de abril de 2024.
A+
A-

*Campanha Outubro Rosa alerta para a prevenção do câncer de mama*

06/10/2020


Neste mês, o destaque na área de saúde é a Campanha Outubro Rosa, que faz um alerta à prevenção do câncer de mama. 
Como essa doença é uma das que mais atingem as mulheres em todo o mundo, em pouco tempo a campanha foi sendo feita em outros países com o objetivo de sensibilizar as mulheres a fazerem os exames para diagnosticar o câncer de mama precocemente. No Brasil, a campanha Outubro Rosa teve sua primeira atividade em 2002 e em 2010 ganhou a adesão do INCA (Instituto Nacional do Câncer), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, responsável por pesquisas, campanhas e políticas voltadas para este tema.
Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) alerta para a redução do rastreamento e retomada do tratamento das pacientes com câncer de mama por conta das medidas de isolamento e do medo de contrair a doença ao fazer os exames.
Por isso, a entidade lançou o movimento de conscientização "Quanto antes Melhor", que objetiva chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama.
Mas, secretária da Mulher do Seeb/MT, Nice Souza, lembra que o câncer da mama, também afeta os homens. “Os homens precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres”, lembra Nice recomendando que os homens também façam os exames preventivos. 
Importante
Em caso de suspeita de nódulos nos seios, procure atendimento imediatamente para fazer o diagnóstico.
 “A pandemia gera uma sensação de insegurança e muitas mulheres deixaram de ir ao consultório e fazer seus exames de rotina por não se sentirem seguras. Isso é natural, mas é preciso retomar o rastreamento o quanto antes para evitar casos avançados no futuro”, alerta o Dr. Vilmar Marques, presidente da SBM.
Para colaborar com a disseminação da informação, a SBM realizará ações online para chamar a atenção da população em relação aos hábitos importantes que precisam ser feitos no dia a dia e que melhoram a qualidade de vida.
 Dicas de hábitos ideais para ter uma rotina saudável:
- Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.
- Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.
- Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
- Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.
- Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.
Fonte: Com informações site “Vida Bancária”.
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEEB EM AÇÃO - 18/04/2024
Consulta Nacional: SEEB-MT mobiliza a categoria a participar e elencar as principais pautas
SEEB EM AÇÃO - 18/04/2024
Economia para Transformação Social: terceiro módulo do curso ocorre na terça (23)
SEEB EM AÇÃO - 15/04/2024
Eleições da Funcef: Amanhã começa a votação
SEEB EM AÇÃO - 14/04/2024
Eleições da Funcef: Faltam quatro dias para começar a votação
SEEB EM AÇÃO - 14/04/2024
Começam conferências que vão embasar a Campanha Nacional dos Bancários
Page 1 of 413 (2063 items)Prev[1]234567411412413Next