Presença da família bancária marca a Festa em Comemoração ao Dia Nacional dos Bancá
sábado, 21 de setembro de 2019.
A+
A-

Presença da família bancária marca a Festa em Comemoração ao Dia Nacional dos Bancários

02/09/2019


Um dia festivo,  de lazer, com musica, decisão de campeonato, confraternização e com a presença maciça da família bancária marcou o 18º Bankarius “Sem Estresse” – A Confraternização - em comemoração  ao Dia Nacional do Bancário, realizado neste sábado, 31 de agosto, no Clube Campestre do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT). 

O 18º Bankarius “Sem Estresse” – A CONFRATERNIZAÇÃO –  contou com aproximadamente  1000 bancários, bancárias e seus familiares.  No local, os presentes puderam contar com estrutura de lazer e uma variedade de guloseimas que fizeram a festa das crianças e de toda a família bancária, além de um delicioso almoço, com costela de chão, ao som da “Banda Cheiro da Terra e Sabor da Raíz”

Outro atrativo da festa foi à decisão do título do 19º Campeonato de Futebol Society dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de 2019. O título, depois de muitos anos, ficou com os Amigos da APCEF/MT que venceu o a equipe do BB por 4x0.

O presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, parabenizou a categoria pelo Dia Nacional dos Bancári@s. “Essa é data histórica que devemos manter viva na memória da nossa categoria, pois representa um marco na luta. “Sinto muito orgulho da nossa história. Uma história marcada por lutas e conquistas e principalmente marcada pela união dos bancários e bancárias de todo o Brasil, transformando-nos em uma das maiores categorias de trabalhadores do Brasil”, afirma o  presidente do SEEB/MT.

Manoel Abade de Souza Filho, bancário do Basa, manifestou sua satisfação pela festa à direção do Sindicato. "Parabéns pela festa de sábado estava muito animada , cheia de atrações para as crianças e uma costela deliciosa", disse em mensagem enviada pela rede social.

Os representantes da  Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte – FETEC-CUT/CN também prestigiaram a festa dos Bancários. 

Confira o vídeo para saber como foi e com certeza não vai querer perder a próxima festa. 



Saiba como nasceu o Dia dos Bancários, comemorado no dia 28 de agosto? 

O Dia dos Bancários é motivo de comemoração e de reflexão.  Nesta data, em 1951, foi realizada, no então cine Odeon, em São Paulo (SP), uma assembleia dos bancários paulistas, que tentavam negociar com os banqueiros reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço.

A categoria já havia recusado o dissídio coletivo e realizado paralisações de alguns minutos entre 12 de julho e 2 de agosto. Como os patrões mantinham-se intransigentes, os bancários decidiram na assembleia deflagar a greve.

Foram 69 dias de paralisação, durante os quais os bancários foram duramente reprimidos — alguns presos e espancados. Mas a categoria conseguiu reajuste de 31%.  A volta ao trabalho não foi fácil. Muitos bancários foram demitidos, mas a greve foi vitoriosa, por resultar em conquistas para a categoria e porque derrubou uma lei antigreve do governo Eurico Gaspar Dutra. 

A data foi instituída oficialmente treze anos depois, pela Lei 4.368, sancionada em 1964. A proposta de oficializar o 28 de agosto como Dia dos Bancários foi deliberada no 4° Congresso Nacional dos Bancários, em 1952.

 
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Seeb em Ação - 20/09/2019
SEEB/MT amplia parceria jurídica e oferece serviços especializados em direito previdenciário
Seeb em Ação - 17/09/2019
Material apresenta a realidade das mulheres no trabalho e na sociedade
Seeb em Ação - 13/09/2019
Novos Delegados Sindicais da Caixa tomam posse
Seeb em Ação - 11/09/2019
Justiça mantém incorporação de gratificação de função na Caixa
Seeb em Ação - 11/09/2019
Cinco maiores bancos do país lucram mais de 50 bi juntos, no 1º semestre de 2019
Page 1 of 245 (1225 items)Prev[1]234567243244245Next